quinta-feira, 31 de março de 2011

Border Collie

Por José d'Oliveira Couto Neto


O Border Collie é a raça de pastoreio mais antiga, que hoje em dia continua em atividade nas propriedades rurais. 
Sua fama vai além do nome e sua popularidade alcançou os quatro cantos do planeta. São bastante comuns na Europa Continental, EUA, África, e nos últimos 15 anos, na América do sul...
O Border Collie é um cão para todos os serviços, pois é capaz de realizar todas as atividades necessárias no manejo, onde cães possam ser utilizados. Ele arrebanha, traz, e conduz rebanhos a grandes distâncias; auxilia no curral, apartando e “tocando”, ajuda a carregar e descarregar animais de caminhões ou conduz os animais de volta ao pasto.
O Border Collie trabalha silenciosamente, com uma postura do corpo rebaixada, semelhante à de um predador. Seu instinto se baseia, na verdade, num instinto de caça, onde a matança foi eliminada e passa a controle do homem o predador e consequentemente o das presas. Ao longo de vários séculos, os Border Collies vêm sendo criados de forma seletiva e o resultado dessa seleção fez deles uma excelente máquina de trabalho. Um bom Border Collie é suave e sutil nos seus movimentos, com muita coragem e poder.
Quando bem cuidado, ele é capaz de trabalhar todo dia por horas a fim, e não somente é capaz, como é o que ele quer. Ouve-se dizer que: “Um bom Border Collie não vive para o seu trabalho, ele vai dar a sua vida pelo seu trabalho” Um Border Collie bem tratado e condicionado é capaz de correr até 150 km por dia. Não é exagero dizer que eles morrem, mas não deixam o trabalho.


Como sua seleção é voltada ao trabalho, morfologicamente tem muitas diferenças entre indivíduos na raça. São permitidas todas as variações, em relação a tamanho, cor, formas em geral, orelhas caídas ou levantadas, etc. A unica ressalva é aos indivíduos da cor branca ou com grande parte do corpo assim, que devem ser evitados por trazerem um gen indesejável, que é relacionado à cor branca e que causa surdes.


Email  j.couto.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se Preferir, podes mandar sua crítica por e-mail, onde analizaremos com mais carinho.
pets@hotmail.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as novidades no seu Email