quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cursos de Pastoreio

Por José d'Oliveira Couto Neto

O pastoreio ainda é uma novidade em nosso país, apesar de muito antigo e largamente utilizado em outros países e por povos desde a antiguidade, não temos em nossa cultura o uso de cães no trabalho no meio rural, com rebanhos, o trabalho com raças especializadas de pastoreio e realmente proporcionando uma ajuda ao homem do campo. 


É muito comum uma confusão sobre o que é trabalho de um cão, o que é pastoreio. 


Muitos acham que apenas com a presença do cão no local de trabalho, eventualmente dando um latido ou uma mordida, ou ainda correndo descontroladamente até o rebanho de qualquer forma, ele está ajudando, quando na verdade o potencial de trabalho de raças especializadas e indivíduos bem treinados, vai infinitamente, além disso. 


Um trabalho descontrolado de nada adianta, pode mais facilmente atrapalhar e prejudicar o desempenho do rebanho, seja qual for sua finalidade produtiva, sendo que financeiramente é o que mais importa, do que ajudar.  


Por isso se faz necessário a formação de mão de obra para trabalhar e treinar esta ferramenta tão funcional e de baixo custo que são os cães de pastoreio. 


A utilização destes cães vem aumentando muito, devido ao seu real benefício na propriedade, maximizando a mão de obra, acalmando o rebanho, diminuindo custos de produção, stress e lesões no rebanho e ajuda a identificação de animais debilitados que necessitam de tratamento.  


O cão tem baixo custo, trabalha todos os dias e a qualquer hora, apenas em troca de cuidados essenciais, alimentação e um abrigo. Porém a formação ou capacitação de pessoas para este trabalho, seja para o uso dos cães, como para treinadores dos mesmos, é indispensável, é um novo conceito na postura do homem perante o rebanho.


Muitos funcionários de propriedades rurais tem se tornado treinadores de cães de pastoreio profissionais, prestadores de serviço, melhorando assim sua renda familiar, assim como outras pessoas envolvidas com o meio rural ou admiradores e treinadores de cães para outras funções, também podem começar a atuar neste segmento. E há muito espaço nesse mercado que não para de crescer e tem um campo enorme em nosso país, tão extenso e ainda iniciando implantação dos cães no dia a dia das propriedades.



Por José d'Oliveira Couto Neto
Email  j.couto.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se Preferir, podes mandar sua crítica por e-mail, onde analizaremos com mais carinho.
pets@hotmail.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...