quarta-feira, 30 de março de 2011

Alimentar x Nutrir


Amigo, com grande prazer escrevo sobre esse tema, capaz de confundir até os mais astuciosos.

Durante a formulação de uma ração, o profissional nutricionista está incumbido da alimentação de um determinado organismo a fim de alcançar a nutrição dos órgãos e tecidos daquele que receberá o alimento. A diversidade de ingredientes que se pode escolher para compor a dieta exige uma verdadeira engenharia, pois nem sempre alimentar significa nutrir.

Nas mais diferentes espécies animais, os guias de exigências nutricionais auxiliam na determinação das necessidades de uma categoria animal, enquanto, as tabelas de composição dos alimentos dispõem de informações sobre o valor nutricional dos possíveis ingredientes.

Atualmente, o nutrient requeriments of dogs and cats (requerimento nutricional de cães e gatos) é a principal publicação em termos de nutrição para ambas as espécies. Através desta publicação, composta por dados e informações adquiridas a partir de várias organizações públicas e privadas, combinando uma exaustiva revisão de literatura com a análise critica dos dados científicos e experiências profissionais, a comissão sobre exigências nutricionais de cães e gatos, da academia nacional dos Estados Unidos, desenvolve recomendações que são firmemente fundamentados na ciência (NRC, 2006).

Essas informações são utilizadas pelos profissionais na indústria e academia para formulação de dietas e identificação de novos tópicos para pesquisa, sempre atentos aos guias de regulação estabelecidos por órgãos governamentais.

Um animal busca se alimentar por dois motivos básicos: (a) preencher o canal alimentar, diga-se estômago e (b) repor as perdas hídricas e orgânicas, supondo que a água também pode ser encarada como um alimento, porém isso é capitulo para outra prosa. Portanto, deve-se, literalmente, equacionar a composição nutricional dos ingredientes com as necessidades do animal que irá receber a dieta. Desta forma, no momento da aceitação do alimento, que vai desde sua ingestão até o processamento gástrico, com conseqüente excreção das partes não aproveitáveis, o formulador alcança o primeiro êxito, alimentar o animal. Então, no trato gastrintestinal, através de processos digestivos, o organismo disponibiliza para absorção os nutrientes presentes no alimento ingerido e, assim, alcança-se o segundo êxito, nutrir o organismo.

O balanceamento de uma ração, ou seja, qualquer tipo de regime alimentar, que alimente e nutra de forma apropriada os animais é a grande questão do formulador. Um alimento formulado que satisfaça a necessidade de preenchimento do animal deve ao mesmo tempo satisfazer as exigências nutricionais do organismo, tais como energia, aporte de aminoácidos, açúcares, gorduras, minerais e vitaminas, caso contrário irá alimentar o animal sem nutrir.

Na criação animal, cerca de 70 a 80% dos custos referem-se ao manejo alimentar. Uma das principais funções do Zootecnista é formular alimentos a baixo custo, o que não significa o mais barato! O alimento mais barato pode ser uma mistura inadequada de ingredientes, preparados de tal forma que o animal tenha aceitação, dando conta da necessidade de preenchimento, somente. Alimentos de baixo custo consideram uma matriz nutricional, porém com um estudo dos ingredientes mais apropriados para ocasião da formulação, alimentando e nutrindo o animal que o consome, de forma mais econômica.

Neste mês de março o nosso Border Collie estará presente no principal evento do Brasil sobre nutrição de cães e gatos - CBNA pet, em São Paulo. A comissão organizadora deu parecer favorável a apresentação e publicação do trabalho que desenvolvemos com esta raça aqui na UENF. Estaremos presentes para esclarecer dúvidas, fazer contatos, aprender mais e contribuir na divulgação desta que é a raça número um em nossos corações! No próximo artigo eu conto como foi;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
National Research Council (2006). Nutrition Requirements of Dogs and Cats.
Washington D.C.: National Academy Press


MARCELO LOBO PAES
ZOOTECNISTA DOUTORANDO EM CIÊNCIA ANIMAL
(UENF)
(21) 97785305
(22) 98126098
MSN:
paesm@live.com
SKYPE: marcelopaesrj 

----------------------------------------------------------------------------------------------
Rodrigo Ferreira
Canil Pastoreio das Gerais
www.pastoreiodasgerais.com.br
rodrigo@pastoreiodasgerais.com.br


Um comentário:

  1. Your site article is very intersting as well as fanstic,at the same time your blog theme is exclusive and ideal,great job.To your success.

    aromatherapy

    ResponderExcluir

Se Preferir, podes mandar sua crítica por e-mail, onde analizaremos com mais carinho.
pets@hotmail.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...